As 5 fases da perda


A perda passa por 5 fases:

Cada fase não tem um tempo predefinido, depende do tipo de perda e da pessoa. A fase da depressão é a que leva mais tempo, podendo demorar muito tempo, a pessoa pode nunca conseguir chegar à fase de aceitação.

1. Negação: Depende da forma como a pessoa lida com o sofrimento, é um mecanismo de defesa temporário do ego, na presença de sofrimento psicológico perante a perda. É o momento em que achamos impossível a perda ter acontecido, é o momento em não queremos acreditar...

2. Raiva: A pessoa exprime raiva por aquilo que aconteceu. Apresenta muitas vezes pensamentos, tal como, porque é que tinha de acontecer, logo a mim! As relações interpessoais tornam-se muitas vezes conflituosas, surgindo ressentimentos, sentimentos de inveja e revolta. Nessa altura é difícil acreditar no afecto ou nas palavras de conforto demonstradas pelos outros.

3. Negociação: Após ultrapassada a fase anterior, a pessoa começa a colocar a hipótese de perda. Faz muitas vezes promessas e sacrifícios para que o sucedido não seja verdade. Elabora tentativas de gerir as emoções ou até culpabiliza alguém pela sua perda. 

4. Depressão: Sentimentos de desesperança, tristeza, culpa e medos são frequentes. A pessoa toma consciência de que a perda é incontornável. Existe necessidade de isolamento e introspecção, para que a pessoa consiga ter consciência do que aconteceu. Nesta fase já não consegue negar a realidade presente. É quando sente verdadeiramente sentimentos de perda. 

5. Aceitação: Fase em que pessoa já não nega sua realidade e, a perda é aceite com consciência e serenidade. É importante que a pessoa chegue a esta fase de aceitação, individualmente ou com apoio psicológico. Contudo, ao aceitar não significa que a pessoa consiga sentir-se feliz. 

Os 5 estágios acima descritos foram baseados no modelo de Elisabeth Kübler-Ross, como reação psicológica à perda, tais como, divórcio, morte e mudanças dolorosas, entre outras. Estes estágios podem não surgir nesta ordem e, nem todas as pessoas os experienciam, mas em casos de perda passamos pelo menos por dois estágios.

É um processo acompanhado por um misto de sentimentos, tais como, ansiedade, tristeza, culpa, raiva, solidão, fadiga…



Sem comentários:

Enviar um comentário